segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Crianças de Palmas de Monte Alto têm um dia de lazer

Mais uma vez, a Caravana do Lazer levou alegria para as crianças do município de Palmas de Monte Alto, no último sábado (28.8). Nem o sol forte e o calor, que mais pareciam de um dia de verão, diminuíram o ânimo da garotada, que invadiu em grande número, durante todo o dia, a praça da quadra, onde foi realizado o “Dia de Lazer”. A atividade marcou o encerramento do curso de capacitação de agentes de esporte e lazer. E os participantes do curso colocaram em prática o que aprenderam nas aulas de quinta e sexta-feira (26 e 27.8). O projeto é realizado pelo Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia-Sudesb.



Desde oito horas da manhã, muitas crianças já movimentavam a praça. Os agentes capacitados compareceram, ansiosos, na expectativa de realizarem um bom trabalho. Para a educadora Vanilda Moura, agente capacitada, trabalhar com o lúdico é muito importante. Segundo ela, as crianças não têm mais interesse em brincar com jogos simples que fizeram parte de sua adolescência, mas, para sua surpresa, a garotada de Palmas de Monte Alto adorou o que fez. “A Caravana do Lazer está sendo muito importante, principalmente na minha vida profissional porque trabalho com crianças. Percebo que elas estão dando muito valor a brincadeiras simples como essa oficina de pintura e isso traz benefícios para cidade. Espero que, a partir de agora, possamos dar continuidade a este trabalho em nossa cidade”, espera, Moura.



A garotada não se intimidou com sol e formou grandes filas para ter acesso as brincadeiras. As mais disputadas foram a cama elástica e a pista de sabão. Para os mais novinhos, as filas eram para a piscina de bolinha e oficina de pintura. Ainda teve diversas brincadeiras como, dama gigante, vôlei, futsal, baleado, xadrez, dentre outros brinquedos educativos.



Muitos pais levaram seus filhos para a praça e ficaram felizes com a realização deste trabalho. A mãe do garoto Erick, de quatro anos, Diene de Jesus, gostou muito desta iniciativa da Sudesb e espera que isso aconteça mais vezes em sua cidade. “Está sendo muito importante este dia de lazer para as nossas crianças. Infelizmente, a nossa cidade não dispõe dessa variedade de brincadeiras. Meu filho, por exemplo, tirou o dia para brincar na piscina de bolinha. Assim como ele, estou muito feliz”, agradece Diene.



Os baixinhos Lucas e Diego, ambos com idades de nove anos, não escondiam o sorriso estampado no rosto. “Estou muito feliz. Adorei a pista de sabão e já fui três vezes”, disse, Lucas. Diego, por sua vez, preferiu a cama elástica. “Já pulei várias vezes e não fico cansado, muito massa”, disse, feliz, Diego. No fim das atividades da manhã, um carro pipa esfriou a temperatura dos baixinhos e de alguns adultos, com um banho de água, que agitou a galera após uma manhã de atividades de muito calor.



O Projeto Caravana de Lazer, da Sudesb, vem se firmando como um veículo de formação de agentes comunitários de lazer (Curso de Capacitação de Multiplicadores) e realizador de diversas atividades recreativas (Dia de Lazer), contribuindo assim, para a melhoria da qualidade de vida das comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em diversas regiões do Estado.



Marcus Carneiro
Ascom/Sudesb

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Justiça de Cícero Dantas determina internação de menor


Na manhã do dia 25 de Agosto, a delegacia de Polícia de Cícero Dantas recebeu um ofício da juíza de Direito da comarca para execução de uma sentença relativa a um menot deste município. Na decisão - a juíza Dra. Cristiane Menezes Santos Barreto sentenciou a internação imediata do menor com as iniciais (A.G.R.), apelidado de Mudinho.

O menor é bastante conhecido na cidade pelas suas pequenas práticas de furtos e arrombamentos, inclusive com envolvimento de adultos da própria família. Já estava causando a justiça um transtorno pelas constantes ocorrências.

Seguendo a setença, o mesmo será encaminhado para a segunda vara da infância e juventude de Salvador, aonde será encaminhado a uma casa de internação para menores e onde permanecerá por três anos.

A decisão da justiça foi cumprida logo na manhã do dia 25 de agosto de 2010, quando o menor foi para capital acompanhado de membros do conselho Tutelar de Cícero Dantas.

Com esta decisão da justiça local - fica notório a falta de Políticas Públicas direcionadas aos menores nesta situação no município de Cícero Dantas. Um problema que não se resolverá totalmente. Enquanto não houver uma maior atenção por parte das autoridades políticas deste município e dos governos estadual e federal em promover a criança e o adolescente em situação de risco.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

wagner e otto em Euclides da Cunha


O governador Jacques Wagner, candidato à reeleição e o seu candidato a vice-governador, Otto Alencar e candidatos ao cargo de deputado estadual e federal, prefeitos e lideranças políticas de vários municípios da região nordeste da Bahia, percorrem as principais ruas e avenidas da cidade de Euclides da Cunha, em grande carreata, fazendo campanha política para as eleições que acontece em 3 de outubro. O governador Jaques Wagner e Otto Alencar desceram de helicóptero no aeroporto de Euclides da Cunha e, após a carreata encerrada no cruzamento da Av. Coronel Almerindo Rehem com a Rua Major Antonino, depois de insistentes apelos de vários simpatizantes, usou o microfone de um carro de som para agradecer a recepção proporcionada pelos lideres do PT e partidos coligados. Além de centenas de pessoas que o acompanharam de carro, motocicletas, bicicletas e a pé, em seu desfile, em carro aberto, pela cidade. O governador Jaques Wagner e Otto Alencar retornaram ao aeroporto onde embarcaram no helicóptero para a cidade de Monte Santo e, de lá, para as cidades de Cansanção e Itiúba. A comitiva seguiu por terra.

Ao participarem da primeira carreata desta segunda-feira, 23 de agosto, no município de Euclides da Cunha, os candidatos ao Senado pela coligação "Pra Bahia Seguir em Frente", Lídice da Mata e Walter Pinheiro destacaram os investimentos do Governo do Estado no sertão da Bahia. O Projeto Nordeste, com a exploração do aqüífero de Tucano, e sua associação com o programa Água para Todos será a maior intervenção da história do Governo do Estado na área de abastecimento de água.

"O projeto terá um investimento total de R$ 600 milhões, e abrangerá de Euclides da Cunha até Paripiranga, na divisa com o estado Sergipe. Só a primeira etapa, com um investimento de R$ 75 milhões, beneficiará 100 mil pessoas", afirmou Walter Pinheiro, lembrando ainda que "mais do um desejo, é um sonho histórico do sertanejo se transformado em realidade".

Já a candidata Lídice da Mata, aproveitou a oportunidade para lembrar a forma de fazer política do time de Lula e Wagner,sem perseguições e sem discriminar cidades que são administradas pela oposição. "Tivemos aqui uma recepção maravilhosa, a carreta se transformou numa passeata, tamanho foi o entusiasmo das pessoas. Uma cidade governada pelo DEM, mas a comunidade nos recebeu com o maior carinho e vibração, isso revela que o jeito que fazemos política, sem discriminar cidades governadas por outros partidos, a população está aprovando", falou Lídice.

Para o comerciante Antônio Ferreira, 65 anos, mais conhecido como Biro-Biro, o Governo Wagner tem sido muito bom para a região e precisa continuar. "Tem gente aqui dizendo que o governador não fez nada, mas ele fez muita coisa, muita cisterna, por exemplo, que tem ajudado e muito o pequeno agricultor. Temos que dar mais quatro anos para ele fazer mais ainda e reforçar o governo dele com o Pinheiro e a Lídice no Senado", disse Ferreira.

Site: joilson Costa

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ricardo Mello é o campeão do Aberto da Bahia de Tênis



Em um duelo brasileiro que levou o público ao delírio, o paulista Ricardo Mello venceu Thiago Alves, de virada, por 2 sets a 1, parciais de 5/7, 6/4 e 6/4, e sagrou-se campeão do Aberto de Tênis da Bahia 2010, torneio internacional da série ATP Challenger, que contou com o apoio da Superintendência dos Desportos da Bahia – Sudesb. A grande final aconteceu no sábado (21/08), no Bahia Plaza Resort, em Camaçari, onde o evento foi disputado desde o dia 14/08, reunindo tenistas de 31 países.

“Estou bastante feliz com este título na Bahia e tenho vários torneios ainda este ano. A chuva tentou atrapalhar um pouco, o jogo foi muito duro, mas consegui superar pequenos detalhes e deu tudo certo. Quero parabenizar a todos pela bela final e espero voltar mais vezes. Na próxima quarta-feira (25/08), viajo para Nova Iorque onde disputarei mais uma competição”, declarou Mello, que era o participante do Aberto da Bahia melhor posicionado no ranking da ATP. Ele contou também com sua experiência na decisão do torneio, para superar o adversário, quando a partida teve que ser interrompida por causa da chuva e Thiago Alves vencia por 7/5 e 3/1. Ricardo Mello aproveitou o retorno, venceu os games seguintes e fechou a vitória.

Thiago Alves agradeceu ao público e disse que teve uma semana de bons confrontos e estava muito feliz por ter chegado a final do evento. De acordo com o presidente da Federação Bahiana de Tênis, Gian Biglia, a ATP Challenger Tour é um circuito que acontece em mais de 40 países, com 178 eventos anuais e a vinda deste circuito sem dúvida é de grande importância para o tênis na Bahia. Depois do Torneio de Sauípe (Brasil Open) este é o maior evento no Estado.

“O apoio do Estado, por meio da Sudesb, chegou na hora certa. O Aberto da Bahia é de grande importância porque passa a ser um incentivo, um parâmetro para os jovens atletas que pensam em se profissionalizar no tênis. Para que eles tenham ideia de como é a vida dos tenistas, de como têm que treinar e por aí vai”, revela Biglia.

Ele lembra ainda que o torneio criou oportunidades para tenistas baianos no qualifying, como Silas Cerqueira, Vitor Requião, Murilo Valadares e o jovem Daniel Viana, de 16 anos. Graças a este Challenger, a FBT vai realizar uma competição a partir do próximo dia 4 de outubro, no mesmo Bahia Plaza Resort. A FBT confirma também a realização de 4 a 9 de setembro, de um Torneio Infanto-Juvenil Nacional, válido como grupo 1 da Confederação Brasileira de Tênis, nas quadras do Costa Verde Tênis Clube, em Piatã.



Ileana Brito

DRT 1114

Ascom/Sudesb

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Campeonato Jeremoabense chega a sua reta final


A segunda divisão também começa a ser decidida. No primeiro jogo, Senhor do Bonfim e Brejo Grande empataram em 1x1. Vale salientar que nenhum time tem vantagem e a decisão será em dois jogos. As duas equipes já classificadas para a primeira divisão do ano vindouro fizeram um bom jogo na preliminar. Detentores de muita torcida, as duas equipes equilibraram, mas o Senhor do Bonfim estava desfalcada de alguns jogadores importantes.

Fonte: Pedro Som

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

PONTES DA BR 235 EM JEREMOABO PODEM DESABAR A QUALQUER MOMENTO


O maior acidente já registrado na BR 235 foi na ponte do Rio das Pedras entre Itabaiana e Aracaju deixando, um saldo de 10 mortos e sete feridos, no dia 11 de março de 2002, envolvendo uma caçamba e um micro-ônibus que fazia a linha Ribeirópolis-Aracaju.

Outro acidente que foi manchete nos meios de comunicação de todo Brasil, matou cinco Jeremoabenses, próximo à cidade de Carira-se, no dia 02 de outubro de 2008.

Os exemplos acima foram citados apenas para chamar a atenção, já que outros acidentes com a mesma gravidade ou de proporções maiores, poderão acontecer a qualquer momento e mais próximos da gente do que imaginamos. Não tomem como surpresa se a qualquer momento uma tragédia envolvendo pessoas e veículos acontecer, por causa das péssimas condições que se encontram as pontes da BR 235. Em piores condições estão: a ponte do Riacho do Meio, a 28 Km de Jeremoabo, na divisa com o município de Pedro Alexandre, já nas proximidades do povoado Malhada Nova, que apresenta um enorme buraco, tem aproximadamente 20 metros de altura e devido a profundidade do leito do riacho não há como fazer um desvio, obrigando os motoristas a fazerem malabarismo durante a travessia. A outra, também em condições extremamente precárias, apresentando fissuras enormes, fica no povoado Boa Sorte a 13 Km da cidade de Jeremoabo. Nessa, o terreno da cabeceira cedeu e o risco de desabamento é muito grande.

Depois de vários apelos feitos através dos meios de comunicação da região por motoristas e populares, que são obrigados a trafegar nesse trecho da BR 235 diariamente, a única providência tomada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes ( DENIT), foi colocar uma placa de sinalização onde está escrito “Perigo”. Situação a que estão submetidas todas as pessoas que obrigatoriamente precisam utilizar essa estrada.

Com a palavra os nossos representantes políticos.

Reportagem: Adalberto Moreno
Fotos: Aline Jacinto Gomes

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Polícia Civil de Sátiro Dias suspeita que assalto ao Banco foi realizado pela quadrilha de Jardiel


A Polícia Civil da cidade de Sátiro Dias suspeita que o assalto ao Banco do Brasil no dia 04 de Agosto de 2010, que levou pânico a todos os municípes foi praticado pela quadrilha de Jardiel. O bando de Jardiel realizou assaltos em Agências Bancárias na região de Sergipe, Minas Gerais e outros estados do país.

A quadrilha é formada por meliantes dos estados de São Paulo, Paraíba, Ceará, Pernambuco e de outros estados brasileiro. O bando é formado pelos seguintes integrantes: Carlos Jardiel de Barros Dantas (vulgo Jardiel Cabeção) Chefe da quadrilha, José Roberto Tavares Gonçalves (vulgo Beto de Cícero Dantas), Ednaldo Dantas Brandão (vulgo Naldo de Mané Mago), Darcy Paulo de Melo (fogoio), Irineu Martins da Silva (Chapadinho).

Ainda: Dyllian Muniz Queiroz (Dila Monstro), Alessandro Pereira Rezende,Marcus Aurélio Machtoub Gonçalves, Severino Antônio de Lima (Soldado da PM), Sérgio da Silva Coelho (Soldado da PM), José Dantas Brandão (Zezinho - Mané Mago), Odair José dos Santos (Zé de Procópio), Jean Carlos de Barros Brandão, Janaína AraújoCavalcanti Novaes - Advogada da Quadrilha tem como companheiro Erielson Novaes.

Também Givanildo Gomes dos Santos (Nego Saci), José Severino Dantas de Siqueira, Diógenes de Queiroz Lima, Gildázio da Silva Barbosa (Gildázio), Salomão Rodrigues de Alencar (Salomão), Fernando Barros dos Santos, Luiz Carlos da Cruz (Galego da Xanha), Fabiano Alves Gomes de Sá (vulgo Nininho Araquan), Tadeu Ferreira de Sá, Nailton Pereira. Alguns componentes deste bando também participaram do assalto ao banco do Brasil em Ribeira do Pombal e na investida a quadrilha levou R$ 850 mil reais na época.

A Polícia no comando do Delegado - Gustavo Dias suspeita que o bando ainda esteja no estado da Bahia. Se alguém souber do paradeiro de algum destes meliantes entrar em contato com a Delegacia de Sátiro Dias através do telefone: (75) 3446 -2260.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Operação da Polícia em Nova Soure prende dez pessoas

otivada pela expedição do Mandado de Busca e Apreensão, expedido pelo Juiz da Comarca de Nova Soure, foi deflagrada a Operação Conceição, que contando com o efetivo de 20 policiais militares e 15 agentes civis, respectivamente sob o comando do delegado chefe da 25ª Coordenadoria Regional, sediada em Euclides da Cunha, Dr. Fábio, e do capitão subcomandante da 21ª CIPM, sediada em Caldas de Cipó, capitão Maia, os quais coordenaram a referida operação auxiliados pelos delegados titulares das delegacias de Nova Soure, Caldas de Cipó e Ribeira do Pombal, além do tenente Santana, comandante do 1º Pelotão de Caldas de Cipó, tendo tal operação sido desencadeada na zona rural do município de Nova Soure, localidade de Conceição, às 05h da madrugada de terça-feira, 3 de agosto, e obtendo como êxito a prisão de dez pessoas, seis adultos e quatro menores. O grupo tinha em seu poder cinco motocicletas de procedência duvidosa, um colete à prova de bala e um carregador de pistola calibre 380. Os acusados foram identificados como: José da Paixão Santana (Zé da Mota), Antonio Cláudio Ferreira (Carneirão), Maria Adriana Ferreira dos Santos, José Fernando Jesus Santos, Ozéas Conceição Ramos e Robson Ferreira de Santana. Os quatro menores apreendidos sãos de iniciais: O.S.F, O.F.R, L.F.S e R.F.S.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Geração de emprego em Adustina


Como já é de costume a cidade de Adustina começou a receber mês de agosto pessoas de toda região pra trabalharem na colheita do feijão.
Na feira livre você encontra várias caras novas, carros chegam desde as primeiras horas da manhã, outros já saem com pessoas para as roças. É bom porque gera emprego, mas ao mesmo tempo é ruim para os moradores do município porque acabam tomando as vagas de emprego dos próprios moradores. As pessoas que chegam com grande quantidades são dos municípios de Jeremoabo e Novo Triunfo/BA

Fonte: ADUSTINA NEWS