segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Bahia conquista medalhas de bronze na ginástica rítmica e no judô


Mantendo uma tradição das Olimpíadas Escolares, os atletas do judô baiano subiram ao pódio das Olimpíadas Escolares, etapa de 15 a 17 anos, neste domingo (5.12). Os judocas Rafael Bonfim, da categoria super ligeiro, e Patrícia Ribeiro, da ligeiro, garantiram medalhas de bronze, no tatame do Ginásio do Colégio Militar Hugo Carvalho, em Goiânia. Assim como o Ciclismo e o Taekwondo, a ginástica rítmica também é estreante nas Olimpíadas, e a Bahia já inaugura conquistando medalha. As ginastas baianas, Gabriela Brentan e Marina Viana, garantiram o bronze por equipe nas disputas que aconteceram no Ginásio Rio Vermelho.


Para Gabriela, esta medalha tem um “sabor” especial, pois a atleta completou 15 anos no dia anterior. “Sem dúvida foi um presente especial pelo meu aniversário e por conta de outros resultados que tenho obtido não muito satisfatórios”, disse.


Veterana nas Olimpíadas Escolares, a judoca Patrícia, do município de Simões Filho, começou a praticar judô com 12 anos e está se despedindo da competição neste ano, pois na próxima edição já terá completado 18 anos. “Tenho orgulho de ter participado quatro vezes e ter colecionado medalhas. Fui vice-campeã três vezes. Estas experiências são o início de uma vida profissional que desejo atingir por meio do esporte”, disse.


Nesta segunda-feira (6.12), pela manhã, os judocas baianos ainda têm chances de conquistar mais medalhas na categoria por equipe masculino e feminino. Os meninos irão enfrentar o Rio Grande do Norte e as meninas, o Pará. As ginastas também voltam a competir, pois Gabriela é finalista nas categorias bola, fita e geral e Marina nas categorias bola e geral.


Atletismo

O atletismo baiano também tem chance de medalhas nas finais que serão disputas na manhã desta segunda-feira (6/12). Neste domingo (5/12), na pista de atletismo da PUC (Pontifícia Universidade Católica), cinco atletas garantiram vaga nas finais.

Gabriela Vita - final 200 metros rasos
Misael Ferreira - Salto em altura
Rebeca Pinho - final e continuidade do heptatlo
Jadeson Costa – Salto em distancia
André Luiz – 800 metros


Tênis de Mesa

No tênis de mesa, a equipe baiana masculina é representada por Lucas Carvalho, Ueslei Néri. Uéslei, que é de Itororó, ganhou quatro partidas, foi classificado para as oitavas-de-final, mas perdeu para o Rio de Janeiro por 3x2. Nesta segunda-feira (6.12), os mesatenistas vão competir na categoria individual. A feminina é representada por Gabriela Lopes que fará sua estreia na competição nesta segunda-feira.


Xadrez

A enxadrista baiana, Gabriela Galdino, perdeu a primeira partida, ganhou a segunda, empatou a terceira e volta a competir na segunda-feira (6.12). Se ganhar, dependendo da pontuação da adversária, Galdino pode concorrer à medalha de bronze. Já o enxadrista Eduardo Freitas perdeu duas partidas consecutivas, venceu a terceira e ganhou a quarta por wx0, mas não tem mais chance de conquistar um lugar no pódio.


Taekwondo

A modalidade conquistou a primeira medalha para o Estado nesta olimpíada e chegou bem perto de ganhar outra. A atleta Edjane Santos, de Dias D´Ávila, competiu neste domingo (5.12) e perdeu por um ponto de diferença por 12x11. A esperança agora é Vitor Oliveira, que compete nesta segunda-feira (6.12) na categoria pesado.


Saldo de medalhas

Até o momento, a Bahia coleciona cinco medalhas. Uma de ouro no ciclismo, uma de prata no taekwondo, duas de bronze no judô e uma de bronze na ginástica rítmica.


Márcia Simas - de Goiânia (GO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário