quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Depois do Canal da Mancha nadador Marcelo Collet terá novos desafios


Primeiro atleta paraolimpico do mundo a atravessar o Canal da Mancha (Inglaterra a França), o nadador paulista Marcelo Collet, que é radicado na Bahia, retornou nesta quarta-feira (22/09) a Salvador, e disse que pretende enfrentar novos desafios como a Travessia do Estreito de Gibraltar (saída da Espanha ao Marrocos) além de não descartar uma nova travessia da Mancha. Ainda vai disputar os Jogos Parapan-Americanos de 2011, no México.

A travessia de 34 km do Canal da Mancha foi realizada no último dia 17 de setembro, coincidentemente a mesma data que o nadador completou 30 anos de idade, fez o percurso em 10h06m40s, tornando-se o 15° brasileiro a completar o feito. “Estou muito feliz com esta experiência de vida, pois, neste desafio, descobri até onde vai a capacidade, o limite do atleta. Foram dois anos de preparação intensa, muitas viagens, mas faria tudo novamente. O atleta viajou com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb.

Marcelo Collet começou a praticar esporte aos 14 anos, era triatleta quando foi atropelado, durante um treinamento, nas ruas de Salvador. Por causa de uma lesão na perna esquerda, ele se viu obrigado a interromper a carreira e passou a dedicar-se à natação. Segundo ele, a ideia de fazer a travessia do Canal da Mancha teve um objetivo mais pessoal e contou com total apoio da família e do seu treinador Murilo Barreto. “Foram dias e dias longe da família e amigos. Um ano de muitas viagens, treinando em águas geladas, em mar às vezes traiçoeiro, além de ter participado de várias competições. E, para driblar as saudades, usava meios de comunicação como e-mail, MSN, telefone”, lembra.

Agora, de imediato Collet disse que pretende se hospedar em uma pousada com a família para curtir a esposa Tatiana e a filha Lara, que foi recebê-lo no Aeroporto, juntamente com seus pais. “Também vou ter que perder peso, pois engordei seis quilos me preparando para a Travessia do Canal da Mancha. Vamos fazer as coisas aos poucos”.

Depois do descanso, Collet vai participar do Meeting Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação, que será realizado de 22 a 24 de outubro, no Rio de Janeiro. Entre os planos do nadador, para o próximo ano de 2011, tem os Jogos Parapan-Americanos em Guadalajara, no México, que acontecem no período de 19 a 27 de novembro. As provas são classificatórias para a Paraolimpíada de Londres 2012.

Reportagem: Ileana Brito
FOTOS: Paulo Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário